O que é vidro temperado?

Chamamos de vidro temperado aquele que é submetido ao processo de “têmpera”, que consiste em superaquecer e resfriar rapidamente o material para que fique cinco vezes mais resistente que o vidro comum. Mas para que ele de fato tenha uma menor probabilidade de quebra, o vidro temperado não pode ser cortado, partido ou ainda furado. Caso isso aconteça e a peça se fragmente, ela se reduz a pequenos pedaços de bordas arredondadas, o que diminui o risco de acidentes.

Não à toa, o vidro temperado se encaixa na categoria de vidro de segurança e, por isso, geralmente possui um preço mais alto. Vale ressaltar ainda que uma peça desse tipo não só agrega beleza ao ambiente, pois ele é uma eficiente barreira contra os raios nocivos do sol e os ruídos externos comuns nas grandes cidades. Além disso, é importante dizer que o vidro temperado apresenta a mesma transparência que o comum, possibilitando assim aproveitar a luz natural durante o dia no espaço que ele for instalado.

Onde usar o vidro temperado?

Versátil, o vidro temperado pode ter os mais diversos usos para agregar segurança e sofisticação em ambientes e objetos. Não à toa, ele é o mais utilizado na construção civil, na decoração e também na indústria automotiva, sendo obrigatória a sua utilização em vidros laterais e traseiros de veículos para garantir a segurança dos passageiros. Além disso, como ele consegue alcançar grandes vãos e pode ser encaixilhado, ele pode ser aplicado como:

  • Porta;
  • Box para banheiros;
  • Janelas;
  • Tampos de mesa;
  • Prateleiras;
  • Nichos.

Saiba quais cuidados deve ter na instalação do vidro temperado

Na maioria dos casos, a quebra do vidro temperado é ocasionada por falhas na instalação da peça. Isso pode acontecer tanto por conta da falta do uso de dispositivos de segurança quanto por vidros que foram instalados em contato direto com a alvenaria. Para definir qual foi o motivo do rompimento do material, chame a empresa responsável pela instalação para que se possa avaliar as condições do local. É importante ressaltar que para um procedimento seguro as empresas devem respeitar as normas correspondentes da ABNT desse processo, por isso, fique de olho para evitar dores de cabeça no futuro.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Vidraçaria Ideal atende vidro temperado:


Principais regiões do Brasil onde a Vidraçaria Ideal atende vidro temperado: